O Hospital HMB promoveu, entre os dias 4 e 7 de maio de 2026, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2026, reunindo colaboradores em uma programação intensa e diversificada voltada à promoção da saúde, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Realizada no Auditório HMB, a edição deste ano contou com palestras, dinâmicas, simulações e atividades práticas distribuídas em quatro dias, divididos entre turnos da manhã e da tarde. A abertura oficial, na segunda-feira (04/05), reuniu a diretoria e a CIPA para dar o tom do evento: conscientizar, engajar e transformar a cultura de segurança da instituição.

Ao longo da semana, os colaboradores participaram de ações que abordaram temas como prevenção de acidentes de trânsito — com simulação ao etilômetro conduzida pela Polícia Rodoviária Federal —, combate a incêndios com o Corpo de Bombeiros, ergonomia, saúde mental, LGPD, educação financeira e imunização. A programação também contemplou momentos de autocuidado, com sessões de massagem e higienização facial realizadas por alunas do curso de Estética da Faculdade UNINASSAU, além de ginástica laboral e alongamento.

A quarta-feira foi dedicada à Saúde e Qualidade de Vida, com destaque para a participação da Guarda Civil Municipal no painel sobre segurança no trânsito. Já o encerramento, na quinta-feira (07/05), trouxe ações sobre doação de sangue em parceria com o HEMOPI, prevenção ao uso de álcool e drogas e a importância da vacinação coletiva.

Para a CIPA do HMB, o resultado da SIPAT 2026 foi amplamente positivo. "A participação dos colaboradores superou as expectativas e demonstra o quanto a equipe está engajada com uma cultura de cuidado mútuo e responsabilidade. A SIPAT não é apenas um evento — é um movimento de transformação", destacou a comissão organizadora.
A iniciativa reafirma o compromisso do HMB com um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e humano, consolidando a instituição como referência em boas práticas de segurança ocupacional na região.
Notícias Relacionadas

Geral
Mirócles Neto é homenageado no III SCEVPI por parceria com Casa de Abrigo
Simpósio reúne autoridades e profissionais em defesa dos direitos da pessoa idosa em Parnaíba

Geral
Ministério da Saúde anuncia reajuste de até 300% na complementação para o SUS
O Ministério da Saúde anunciou o reajuste dos valores máximos de complementação federal para até 300% do valor dos procedimentos contemplados pelo Componente Cirúrgico do Programa Agora Tem Especialistas.

Geral
HMB reúne especialistas em oncologia e cardiologia no maior simpósio da região Norte do Piauí
III Simpósio de Oncologia e Cardiologia, promovido pelo Hospital Marques Basto (HMB) em parceria com a IESVAP, COSEMS-PI, SESAPI e Prefeitura de Parnaíba, reuniu médicos, enfermeiros, pesquisadores e gestores de saúde.
